grupo ies

hidroclean - Limpeza e desinfecção de caixa d´água

A água que recebemos da empresa responsável pela distribuição da água na cidade vem tratada e pronta para o consumo, só que é importante cuidar das instalações hidráulicas e lavar a caixa d’água a cada seis meses (Lei 1893/91 e o Decreto 20356/94).

O caminho percorrido pela água até chegar a sua empresa através das tubulações públicas é bastante extenso, e por conta disso, a possibilidade de contaminação é grande. Apesar disso, a limpeza das caixas d´água muitas vezes é deixada de lado. O reservatório geralmente fica longe de vista e isso facilita ainda mais seu esquecimento, e é aí que mora o perigo.

Segundo a Organização Mundial da Saúde (OMS), 80% das doenças no mundo estão relacionadas direta ou indiretamente à qualidade da água. O Brasil possui uma das melhores águas do mundo, nosso padrão de qualidade é alto, mas da saída da estação de tratamento até nossas casas o risco de contaminação é grande, especialmente porque as tubulações são bem antigas. São nessas tubulações que a água pode carregar resíduos metálicos e barro até os nossos reservatórios, e tudo isso é capaz de causar graves infecções intestinais.

No dia anterior a limpeza e desinfecção da sua caixa d´água ou cisterna, adote os seguintes procedimentos:

  1. Feche o registro da entrada de água da casa ou amarre a boia ; e
  2. Armazene água da própria caixa para usar enquanto a limpeza estiver sendo feita.

Após a limpeza, evite consumir a água por cerca de duas horas, sendo ideal, após a limpeza, abrir todas as torneiras por um breve período e acionar as descargas nos banheiros.

Lembre-se de anotar a data da limpeza, mas pode ficar tranquilo, pois antes de fechar o período exigido por Lei, entraremos em contato para reagendar uma nova limpeza e desinfecção de sua caixa d´água ou cisterna.