5 dicas para usar o cartão de crédito sem dor de cabeça

Ildamara /// Set, 2020 /// 06:00

Você tem o hábito de usar o cartão de crédito para fazer a maioria das suas compras? Você não está sozinho nessa. De acordo com dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE), 81,6% dos consumidores do país usam frequentemente essa forma de pagamento.

Apesar de ter a praticidade como a principal vantagem, usar o cartão é um desafio constante e exige bastante cuidado para não adquirir dívidas. Por isso, aqui estão algumas dicas preciosas para você usar o cartão de crédito e ainda ficar tranquilo no fim do mês.

1. Faça sempre um planejamento

Para usar cartão de crédito é necessário ter muita disciplina, organização e comprometimento. Por isso, é essencial sempre fazer um planejamento mensal para analisar como está a sua situação financeira no momento, ou seja, saber quais são suas despesas, o que deve ser pago primeiro e a quantia que está livre para consumos extras. Um hábito essencial é anotar sempre os seus ganhos e gastos, inclusive hoje em dia os próprios aplicativos dos bancos já indicam as despesas mensais, mas se você preferir você também pode fazer planilhas online ou até mesmo usar o tradicional método do papel e caneta. No fim das contas, a organização é muito importante para você conseguir visualizar da forma mais clara possível todo o dinheiro que entra e sai todo mês para sempre usar o cartão de crédito de acordo com orçamento que você tem disponível.

2. Controle os gastos

Outro passo fundamental para correr das armadilhas do cartão de crédito é entender quando a compra é realmente necessária, já que em uma compra parcelada o valor total é descontado do limite disponibilizado e isso pode comprometer o seu orçamento dos meses seguintes. Portanto, fique sempre atento e cheque como está a situação do seu cartão: o quanto tem limite disponível, se a fatura está em aberto, a melhor data de compra e o dia de vencimento do pagamento.

3. Tenha apenas um cartão de crédito

Por causa das facilidades oferecidas, as pessoas contratam mais de um cartão de crédito. Se administrar só um já é um desafio, imagina vários? Ter múltiplos cartões com diferentes limites leva à sensação de que você pode gastar mais do que você realmente tem no banco. O interessante é, caso você escolha usar esse meio de pagamento, tentar concentrar todos os gastos em um só para ter ainda mais claro para onde o seu dinheiro está indo.

4. Negocie a anuidade

Um dos grandes pesos no orçamento causado pelo uso do cartão de crédito é a anuidade, que pode chegar a taxas extremamente altas. Mas você sabia que é possível negociar isso com a administradora e conseguir descontos ou até mesmo a isenção? Quando você usa frequentemente o cartão e sempre está com as faturas em dia, existem grandes chances disso acontecer. Então, na próxima vez que a fatura com a taxa de anuidade chegar, procure negociar os valores para você ter uma boa economia a médio e longo prazo.

5. Sempre pague o valor total da fatura

A principal armadilha do cartão de crédito é o parcelamento da fatura ou o pagamento mínimo. Esses dois casos devem ser evitados a todo custo, já que as taxas de juros podem chegar a 200%. Por isso, o ideal é sempre pagar o total da fatura ou o máximo que você conseguir. Se você já está com dificuldades de quitar as parcelas, uma saída melhor para não cair em taxas abusivas é contratar um empréstimo para pagar o valor total. Isso vai fazer com que você tenha que lidar com taxas mensais bem menores. Hoje já existem inclusive opções online de empréstimo com todas as facilidades que você precisa, fique atento!!!

☎ Ligue – contador: (53)3235-7578

Picture of Ildamara E. Silveira

Ildamara E. Silveira

Contadora - Proprietária do Grupo IES

Facebook
WhatsApp
Twitter
LinkedIn

Deixe um comentário

Contabilidade Estratégica

Com o Grupo IES - Contabilidade, você tem a garantia de alavancar o crescimento de sua empresa.