Como organizar uma planilha das suas finanças

Ildamara /// Ago, 2020 /// 06:00

Quando se fala em organização financeira, sempre se fala em montar uma planilha para controlar melhor seu orçamento. Por mais que você saiba todos os seus gastos, ver como eles ficam quando somados e comparados ao seu rendimento mensal pode te dar uma nova dimensão e te ajudar a investir de forma mais consciente.

Por isso, aqui está um guia valioso sobre como ter a planilha como sua aliada na hora de equilibrar suas contas e fazer seu dinheiro render. Além disso, no final do texto você vai encontrar um link para baixar uma planilha modelo e já começar a se organizar.

O que é uma planilha financeira?

Você deve se lembrar do tradicional caderninho de despesas, ou até conhecer alguém que ainda tenha um, certo? Onde os gastos do mês eram colocados literalmente na ponta do lápis.

A planilha é basicamente esse caderninho em forma digital. Nela, você vai anotar todo o dinheiro que entra e sai da sua conta, de forma prática e organizada.

Por que você deveria ter uma?

Você pode achar que consegue controlar bem seu orçamento sem colocar em uma tabela, mas você sabe responder, por exemplo, quanto dinheiro gastou com combustível no mês passado? Existem diversos motivos que tornam a planilha de gastos uma boa ideia, veja alguns a seguir:

Saber exatamente pra onde seu dinheiro vai

Você só pode organizar de verdade o que vê. Falar “vou gastar menos” não é tão eficiente se não sabe exatamente o quanto gasta.

Com os números exatos, você consegue identificar exageros e oportunidades de economia. Assim, pode adquirir uma sobra mensal de dinheiro e poupar para alcançar outras metas.

Deixar seus gastos mais eficientes

É provável que alguns dos seus gastos te tragam poucos benefícios. Por exemplo, muitas dívidas ou parcelamentos podem acumular juros que chegam ao dobro do preço original sem que você perceba. Além disso, muitos gastos podem ser supérfluos, como idas frequentes a restaurantes de fast food ou assinaturas de TV a cabo, e podem ser substituídos por alternativas mais econômicas.

Alcançar os seus objetivos

Quando você souber o quanto você ganha e o quanto sobra por mês, você pode investir seu dinheiro e planejar melhor suas metas. Projetando seus gastos para o futuro, você consegue saber o quanto e por quanto tempo você precisa juntar até poder fazer aquela viagem, comprar aquele carro ou mesmo se aposentar mais cedo.

Como se organizar usando a planilha, clique aqui!

 

☎ Ligue – contador: (53)3235-7578

 
 
Ildamara E. Silveira

Ildamara E. Silveira

Contadora - Proprietária do Grupo IES
CRC

Share on facebook
Facebook
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on twitter
Twitter
Share on linkedin
LinkedIn

Deixe um comentário

Contabilidade Estratégica

Com o Grupo IES - Contabilidade, você tem a garantia de alavancar o crescimento de sua empresa.